EXPOSITORES

Aldo Dinucci (UFS) - Phantasía, phainómenon e dógma em Epicteto

Doutor em Filosofia Clássica pela PUC-RJ (2002), é atualmente professor associado nível 2 da UFS. É editor da revista PROMETEUS desde junho de 2008, participando dos comitês científicos da KINESIS (UNESP), da GRIOT (UFRB), da PERSPECTIVA (UFPE), da ANAIS DE FILOSOFIA CLÁSSICA (AFC- IFCS/UFRJ) e da ARCHAI (UNB). Participa também da CÁTEDRA UNESCO ARCHAI, sob a coordenação do Dr. Gabriele Cornelli (UNB). Tem mais de cinquenta artigos publicados em periódicos da área, além de quatro livros sobre Epicteto. É desde 2012 membro permanente do Programa de Mestrado em Filosofia da UFS. É desde 2014 membro colaborador do Programa de Mestrado em Filosofia da UNB. Atualmente trabalha no projeto intitulado "O Problema da Consistência do Conceito Estoico de Phantasía", duplamente financiado pelo CNPq através dos editais de Ciências Humanas e Universal do CNPq do ano de 2013.

Danilo Marcondes (PUC-RJ / UFF) - Dogma e diaphonia

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Filosofia - University of St Andrews (1980). Em 2008 foi directeur détudes associé na Maison des Sciences de lHomme (Paris, França), em 2009 foi visiting researcher na Brown University, Providence, RI, EUA e em 2011 (janeiro-fevereiro) professeur invité na Université de Paris-X. Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense (tempo parcial) e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi presidente da North American Association for the History of the Languages Sciences de 2010-2012. Atua principalmente nos seguintes temas: filosofia da linguagem (pragmática e análise do discurso), história do ceticismo na filosofia moderna, ética aplicada. Coordenador de área de Filosofia/Teologia na Capes (2011-2014). Coordena o projeto interdisciplinar Ética e Realidade Atual com financiamento da Finep/Faperj/Cnpq (www.era.org.br). Exerce desde 2014 a Coordenação de Internacionalização na PUC-Rio junto à Reitoria.

Eduardo Boechat (UFRJ) - A física estoica e o aristotelismo de Possidônio


Possui doutorado em Classics - Royal Holloway University of London (2010), mestrado na University College of London (2002) e Postgraduate Diploma no Kings College of London. Atualmente é professor de latim da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras Clássicas e Filosofia Antiga.




Gisele Amaral (UFRN) - Há uma arte de viver?


Graduação, Mestrado e Doutorado em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989; 1993; 1999) e Pós-doutorado em Filosofia na Westfälische Wilhelms-Universität Münster (2004-2006). Professora Associada do Departamento de Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, área História da Filosofia Antiga e Helenística. Docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, área Metafísica. Coordenou Equipe Associada do Projeto Phasis: palavra traduzida, inscrição PROCAD2001/CAPES (2001- 2005) e é coordenadora da Equipe Proponente do Projeto Metafísica: história e crítica, inscrição PROCAD-NF2010/CAPES (2010-2014). Coordena o GT - Filosofia Helenística, da ANPOF.

Marcus Reis Pinheiro (PFI - UFF) - A física como exercício espiritual nos estoicos antigos


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e pós-doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) . Pós-doutorado em filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro com a linha de pesquisa "Críticas à escrita e convivência filosófica em Platão" (2009). Foi profesor recém-doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro com a linha de pesquisa "Cosmologia e Ética no Helenismo", analisando especialmente os textos de Plotino. Foi Chefe de departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense entre 01/2012 a 01/2014, onde é professor adjunto III. Coordena dois grupos de pesquisa certificados no CNPq (Apofatiké-estudos em mística comparada e o Academia Celeste) e também o grupo de estudos no ambito da graduação ASKESIS (http://www.uff.br/helenismo/). Tem experiência na área de História da Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: Platão, Mitologia, Neoplatonismo, Helenismo, Filosofia como Forma de Vida, Cosmologia Antiga, Filosofia da Religião e Mística.

Markus Figueira (UFRN) - Epicuro: viver de acordo com a natureza (katà physin) como exercício (áskesis)


Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pesquisador colaborador da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do PPGFil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Metafísica, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia antiga, Epicuro - ética - helenismo, metafísica, Epicuro e ética - filosofia antiga - Platão.


Rodrigo Pinto de Brito (DFL/UFS, CNPq) - Sobre exercícios céticos 

Bacharel em Filosofia pela UERJ, Licenciatura Plena em Filosofia pela UERJ. Mestrado em Filosofia pela PUC-Rio, Doutorado em Filosofia pela PUC-Rio.

0 comentários:

Postar um comentário